Sistema capitalista
De inicio, há uma visão pela sociedade sobre o sistema que governa um estado, e/ou os estados mundiais, de algo não intencional nos problemas e soberana no poder, tendo a mídia como transportadora dos fatos e só. Graças a essa idéia a psicoesfera fica alienada, situação ideal para a hegemonia dos controladores, controladores esses que não podem ser vistos por estarem escondidos por trás das coisas que dominam à medida que o capitalismo avança.
Esta sociedade que além de estar inserida no espaço geográfico, é o formador e espaço também a partir do momento em que entra para a força de trabalho, são as mãos e as pernas desse sistema exercendo o papel de produtor e comprador dos insumos, fadados a produzir na maior parte do seu tempo de vida e se divertir comprando, assim, mantendo o ciclo e sendo as engrenagens do sistema. Afinal, quem ou o que é esse sistema? Compreende como sistema no capitalismo, a manipulação da psicoesfera e controle dos insumos visando como único objetivo o lucro, independente dos efeitos colaterais.
Esses braços e pernas que são “arrancados” do individuo deixa-o incapaz de uma reação, até porque o pensar que seria a principal arma de liberdade está sendo alienada pela mídia, ela entra como meio de controle para que a sociedade permaneça nesse ciclo bombardeando com conceitos de modas e gostos, propagandas, filmes e novelas com sonhos utópicos e ditando o comportamento que a pessoa deve ter perante as leis em que lhe foi imposta “goela abaixo” . Leis essas que também aprisionam estrategicamente as mentes limitadas.
E esses controladores, quem são? O governo, que é o poder do estado para a defesa dos interesses do povo, talvez. Errado, o governo é o que supre os verdadeiros controladores, os grandes produtores e donos do capital, controladores esses que não podem ser visto como foi dito anteriormente, pois a sociedade está cada vez mais cega pela mídia, achando que no momento da eleição mudará o mundo, o sistema é muito mais que isso... muito mais que o governo.
As pessoas não mais são vistas como seres humanos e sim como objetos, mão de obra, porém ainda sim fazem parte desse sistema, cabe a cada um buscar o conhecimento e tirar o cabresto do rosto, mas a maioria (pessoas), em poder, ainda é menos que os pensantes, para um pensante o primeiro passo para a liberdade intelectual é desligar a televisão.
(Davi Eder)