domingo, 26 de setembro de 2010

Mentira




O que fazer para se livrar de uma situação embaraçosa sem consequências grandes ou pequenas previstas? Mentir, é uma boa opção, mas será que mentiras valem mesmo a pena, já que é a criação de um fato ou situação inexistente? ninguém vive em um mundo irreal, as coisas existem e acontecem e aquele fato que você ocultou por alguma razão é uma peça para outras situações, por isso, mais cedo ou mais tarde é descoberta e se não passar de uma peça chave ofuscada para a compreensão futura, a verdade da sua mentira está presente todos os dias ao acordar, assim não parece ser tão interessante ficar com esse fardo.


Quando se conta uma mentira pra alguém, além de iludir a vitima, você está se enganando e levando um fardo que as vezes é desnecessário. As piores mentiras são as menores, com baixa consequência, que por não vir a lhe trazer grandes problemas você oculta apenas pra sucumbir com um momento de desconforto, elas são piores pois por uma falta de coragem você acumulou um problema que poderia ter sido resolvido em poucas palavras.

Agora imagine a decepção de alguém que deposita em ti toda a sua confiança pegando você na mentira, e por um motivo desconhecido, até pelo próprio, deixa passar, logo após bate uma tristeza e decepção por saber que essa pessoa se mostrou capaz de enganar. Não importa a intensidade, mentira é mentira assim como você é você. Se você conseguiu se imaginar; parabéns, o nome disso é empatia.

Não minta, principalmente para as pessoas que você ama; amigos... família...

Não se arrependa de contar a verdade por causa de suas consequências, acredite, são mais leves que as da mentira.


(Davi Eder)