terça-feira, 24 de julho de 2012


Uma coisa é certa, o ponto de partida das nossas opiniões foi a opinião de outra pessoa. Tem uma frase de Muhammad ali que diz "O homem com 50 que pensa a mesma coisa de quando tinha 20, perdeu 30 anos da sua vida" Usando isso como ponto de partida devo argumentar; Falando de filosofia, será mesmo que os autores que já se foram e os que se fazem presente, pudessem ver como o mundo está dezenas de anos depois do seu escrito, pensariam da mesma forma?
Por entender que muitos (alguns) deles são de fato pensadores, mudariam suas opiniões sobre algumas coisas, pois nada nessa terra é constante, tudo caminha a uma progressão ou regressão em diferentes escalas de tempo. A corda que nos prende a achar que não vamos conseguir ou que nunca tudo mudará, não vem de ninguém, vem do que nós decidimos manter como verdade em nossa consciência. Mudar de opinião não é um sinal de inconstância ou de fraqueza, é um sinal de que você pensa. E pensar hoje não está sendo um privilégio de quem tem cabeça, e sim do sensato que usa.

Se mudamos a forma de ver as coisas, pra nós, aquilo mudou. Mas uma padra nunca deixará de ser uma padra, tudo dependerá do que aquilo significa pra você, isso faz toda diferença.

sábado, 21 de julho de 2012

Carta aos meus amigos





Quando quero saber o significado de alguma coisa, primeiro recorro ao real sentido da palavra, sem muita filosofia, nesse caso; Amizade


Segundo os sites priberam e o Aurélio


1. Afeição recíproca entre dois ou mais entes.
2. Boas relações


Agora fico me perguntando porque as pessoas complicam tanto o significado das coisas, assim como meus professores de literatura que ao dizer estar traduzindo os autores, falavam que eles queriam dizer coisas que nem eles mesmo sabiam que podia significar aquilo. É a mesma complicação de quando falam de amor, um sentimento único, complicam fragmentando esse sentimento que separa entre o sentimento de uma mãe por um filho e o sentimento que alguém sente pelo seu cachorro, e afirmam ser coisas diferentes. 


Mas amizade é sentimento ou um estado de relacionamento entre duas pessoas? bem, o dicionario diz que é uma Afeição e este também é sentimento. Então não tomarei este sentimento, amizade, com descrições tão complexas e fantasiosas como "Amigo é aquele que faz bla bla bla por mim". Há uma diferença maior que a circunferência da terra entre sentir a amizade e querer um servo.


Afeição, esta palavra já enquadra tudo que deve ser a amizade, não me importo quantas pessoas se aproximam e desapareça dizendo que foi um amigo, afeição não é tão banal assim, não me importo quando creio que fiz amizade e o mesmo me decepciona com seu egoismo, não me importo quando o dito amigo não me procura por não ter mais problema ou quando está apaixonado ou apaixonada, não me importo porque primeiro desses que vem e vão estão os que ficam e os que ficam é o suficiente para manter minha paz e a certeza de que a amizade está contido no amor que sentem e no amor que sinto pela vida, pois é isso que meus amigos são, parte da minha vida.




Aos meus amigos: Os que sentem reciprocamente.